Shiatsu é uma palavra japonesa onde “Shi” significa dedos e “atsu” pressão, ou seja, o Shiatsu significa pressão com os dedos. Porém, além dos dedos, o terapeuta utiliza os cotovelos, joelhos e mãos para realizar a técnica, originada da medicina tradicional Chinesa.
Na Medicina Oriental, acredita-se que uma doença é causada quando há um desequilíbrio nos canais de energia da pessoa, seja por estresse, má alimentação, sedentarismo, entre outros fatores.
Esta energia é chamada de “Ki” em japonês, também conhecida como “Chi” em chinês e “Prana” em indiano.
Com o Shiatsu, é possível estimular estes pontos de energia fazendo com que o próprio corpo ative a circulação do “Ki” promovendo o bem estar.
Com o objetivo de relaxar a musculatura endurecida e de conseguir a possível correção da coluna vertebral, surgiu a massagem Shiatsu, de origem japonesa. Esta técnica de massagem proporciona o bem estar do corpo e da mente.
A massagem é feita através de pressões em determinados pontos do corpo humano, usando os polegares, dedos e palmas das mãos em movimentos articulares passivos.
Qual a finalidade de uma massagem Shiatsu
A massagem Shiatsu implica as linhas energéticas do corpo, conhecidas como meridianos, cujo o fluxo harmonioso, leva ao total equilíbrio da pessoa. Ela é realizada, desempenhando a pressão controlada sobre os fluxos energéticos através dos meridianos em pontos específicos, desbloqueando e estmulando a energia.
A massagem Shiatsu é feita com óleos essenciais. É recomendada para solucionar problemas como estresse, insônia, problemas na coluna, rim e deficiência funcional de órgãos, queimação de estômago, depressão, baixa auto-estima entre outros.
Podemos dizer que a massagem Shiatsu é um ideal remédio caseiro, que não envolve uma intervenção drástica nos processos corporais.
Ela não vai curar uma doença, mas vai atuar de forma benéfica em você, tratando a causa e a prevenção de qualquer tipo de desordem no corpo, tanto físico, emocional ou espiritual.
Indicações e benefícios do shiatsu
Os benefícios do shiatsu vão desde a manutenção da saúde até a prevenção de doenças, integrando corpo, mente e espírito por meio de uma visão holística.
O foco do shiatsu – assim como o das práticas complementares e integrativas de saúde – é tentar retomar o estado de equilíbrio do organismo e não somente eliminar sintomas.
Por isso, ele pode ser utilizado de forma complementar no tratamento de diversas doenças, sendo especialmente indicado em casos de:
AGENDE HOJE MESMO SUA AVALIAÇÃO !